A Profa. Dra. Anabela Cruz-Santos, do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Portugal, e a Profa. Dra. Katya Luciane de Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ministraram a disciplina "Advances in Education: Inclusion in Higher Education of Students with Special Educational Needs".

As aulas, que reuniram pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) e em Psicologia (PPGPSI) da UEL e da Universidade do Minho, foram um momento significativo de aprendizado e troca de experiências. O curso abordou a inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior, refletindo sobre as práticas pedagógicas e as políticas educacionais que promovem a equidade na educação.

A colaboração entre as duas instituições representa um esforço conjunto para aprofundar o conhecimento e a pesquisa sobre inclusão educacional em um contexto internacional. Os participantes tiveram a oportunidade de dialogar sobre pesquisas e práticas inovadoras, contribuindo para a formação de um ambiente acadêmico mais inclusivo e acolhedor.

A iniciativa destaca a importância da formação continuada de educadores e a necessidade de desenvolver estratégias que garantam a inclusão de todos os estudantes, independentemente de suas condições. O curso é um passo importante para promover a conscientização e a implementação de práticas inclusivas nas instituições de ensino superior.