Educação Literária e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância

O presente material didático é fruto do resultado das pesquisas realizadas pelo projeto LEITURA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ação docente para o ensino e aprendizagem online e presencial, que foi classificado e aprovado por meio do EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL IV PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) - Impactos da Pandemia” EDITAL Nº 12/2021. Entre os autores constam docentes e discentes do PPEdu e das IES parceiras.

 

Link para a Publicação

 


Teorias da Educação - Vol 3

E-book produzido no contexto da Disciplina Teorias da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado da Universidade Estadual de Londrina. Envolve discussões potentes à luz de diversos teóricos da educação e, expressa um trabalho de estudo, produção escrita e debate pelos estudantes de Doutorado. Esperamos que possa ser prestigiado pelo pares, bem como amplamente divulgado. Contamos com a colaboração de todos e, desde já, registramos nosso agradecimento ao Programa por nos permitir ofertar a disciplina e desenvolver esse produto com os doutorandos.

 

Link para a Publicação

 


Anais do I Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: Ação Docente para o Ensino e Aprendizagem On-line e Presencial

Os Anais do I Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: Ação Docente para o Ensino e Aprendizagem On-line e Presencial apresentam os resumos expandidos encaminhados para as seções de comunicações orais do referido evento que ocorreu no dia 11 de abril de 2023. O referido evento é um desdobramento do Projeto de Pesquisa interinsticional intitulado: “Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: ação docente para o ensino e aprendizagem on-line e presencial”, financiado e vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob o EDITAL Nº 12/2021, Pós-Graduação (PDPG) - Impactos da Pandemia", cujo número do processo é 88887.694214/2022-00.

Tal projeto envolve diversos pesquisadores, sendo um desdobramento das ações realizadas pelos Grupos de Pesquisas e Estudos coordenados por docentes dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Programa de Pós-Graduação em Educação - Campus Presidente Prudente (UNESp), Programa de Pós-Graduação em Educação - Campus Marília (UNESp), Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Programa de Pós-Graduação em Educação de São João del-Rei (UFSJ), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que se propuseram a investigar e compreender de que forma ocorreram as práticas pedagógicas que envolvem a leitura na Escola da Infância (0 a 10 anos) bem como, as práticas exitosas e não exitosas que ocorreram durante a Pandemia da COVID-19 e/ou diretrizes desenvolvidas, com vistas à formação de leitores pelos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Tratou-se de um momento rico de desenvolvimento de pesquisas, com a participação de estudantes de mestrado, doutorado, pós-doutorado, graduação, iniciações científicas e residência pedagógica em que puderam dialogar, trocar experiências e conhecer o que se está pesquisando em outras regiões do país.

Houve participações de estudantes de vários programas de Pós-graduação em Educação, a saber: Programa de Pós-Graduação em Educação Campus Marília – UNESP, Programa de Pós-Graduação em Educação Campus Presidente Prudente – UNESP; Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Federal de Rondonópolis); Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – UFMA; (Universidade Federal do Maranhão); Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSJ; Programa de Pós-Graduação em Educação – UFAL; e, Programa de Pós-Graduação em Educação – UEL, como o proponente.

A temática presente nesse Anais vislumbra as pesquisas originárias desse projeto interinstitucional como: leitura, literatura, leitura literária, ato de ler, atividades de estudo, consciência fonológica e gráfica.

Deseja-se a todos um excelente material para pesquisar e poder dialogar com seus pares.

Aproveitamos para agradecer a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) pelo apoio financeiro para que este evento pudesse se tornar realidade.

Boa leitura a todos!

Adriana Regina de Jesus e Sandra Aparecida Pires Franco

Coordenadoras do I Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: Ação Docente para o Ensino e Aprendizagem On-line e Presencial

Link para a publicação

 


Teorias da Educação: pensadores e caminhos para a educação básica 

Apresentação

Dizem que o sorriso sincero vem de uma criança que brinca e reencontra alguém querido. Posso dizer que receber um convite também fez surgir em meu rosto um sorriso! Ser honrada e ter o nome escolhido para falar de artigos tão bem estruturados e científicos é muito significativo. Ser abrilhantada com os estudos originários e a docência de Adriana Regina de Jesus indica o quão valioso foi o caminho acadêmico realizado para que possa contribuir com a apresentação de um e-book. Essa realização pessoal e em conjunto só se engrandeceu pela amizade. Milton Nascimento e Fernando Brant já mencionaram que “Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito na “Canção da América”. Assim vou registrar o brilhantismo que esse e-book leva para a docência de futuros professores e pesquisadores da Educação Superior.

Trata-se de artigos científicos resultados de uma disciplina de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina intitulada “Teorias da Educação”. Juntos poderemos observar estudantes do doutorado em conjunto com seus orientadores e a professora regente escrevendo sobre pesquisas e pesquisando sobre autores renomados nas mais diversas áreas da educação.

O primeiro capítulo, DEVIRES EDUCACIONAIS DO PENSAMENTO, VIDA E OBRA DE JOHANN HERBART: SUA IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO, de Farias, Veríssimo, Furlan e Silva destacaram a importância do pensamento do filósofo, pedagogo e psicólogo Johann Herbart para a Educação, com destaque na educação brasileira. O Capítulo II, VIDA, OBRAS E AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY PARA A EDUCAÇÃO, de Casagrande, Oliveira, Franco e Murato foram destacados alguns aspectos informacionais acerca da vida e obra, contexto vivenciado, teoria e as contribuições que John Dewey atribuiu ao campo da educação.

O Capítulo III, COMPREENDENDO ELEMENTOS DO PATRIMÔNIO CIENTÍFICO DE VYGOTSKY À LUZ DA METÁFORA A ÂNCORA E O BARCO, Ferreira e Conceição Filho demonstraram elementos do patrimônio científico de Vygotsky à luz da metáfora da âncora e do barco, no sentido de contribuir no processo de formação continuada de professores e professoras.

O Capítulo IV, LEONTIEV E DAVYDOV: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA EDUCAÇÃO, de Pizzol, Ferreira e Mello debruçaram-se acerca do desenvolvimento humano sobre os escritos de Leontiev e Davydov. No Capítulo V, JEAN PIAGET: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO de Rufato e Mauricio apresentaram estudos da Teoria da Epistemologia Genética, que destaca que o conhecimento se dá por descobertas realizadas pela própria criança.

No capítulo seguinte, Silva, Souza, Faustino e Furlan debateram no artigo UM OLHAR AMPLIADO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE PIERRE BOURDIEU: A VIVÊNCIA ESCOLAR E A CARACTERIZAÇÃO DO HABITUS o olhar pedagógico em relação a teoria de Pierre Bourdieu no que condiz a caracterização do habitus em relação à vivência escolar voltadas às práticas de objetivação e subjetivação dos sujeitos escolares.

No Capítulo VII, PAULO FREIRE E SEU LEGADO HUMANO, FILOSÓFICO E PEDAGÓGICO Cebelia, Fucuhara, Muraro e Oliveira apresentaram o renomado autor brasileiro Paulo Freire e sua trajetória em vida, obra e sua relevância para a educação.

PENSANDO A EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO HUMANA: DERMEVAL SAVIANI E OS PRECEITOS BASILARES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA de Moura, Araújo, Chingulo, Jesus e Barros é o próximo capítulo que apresentou a vida do filósofo Saviani e os preceitos basilares constituintes da Pedagogia Histórico-Crítica que foi propagada e consolidada como um dos paradigmas educativos mais bem elaborados acerca da educação para a formação humana dos sujeitos.

No Capítulo IX, JÖRN RÜSEN E O ENSINO DE HISTÓRIA: PLANEJANDO UMA AULA A PARTIR DE SUAS CONTRIBUIÇÕES, de Santos e Santos apresentaram a vida do filósofo e historiador alemão Rüsen e suas reflexões voltadas à teoria e ao Ensino de História, em uma relação intrínseca entre a História e a Vida.

Para fechar o e-book, o Capítulo X, trouxe o artigo NORBERT ELIAS: APONTAMENTOS PARA PENSAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS, de Guarnieri, Souza, Cardozo e Honorato sobre a reflexão dos processos educativos a partir da abordagem sociológica figuracional e da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias.

Para finalizar essa apresentação que foi gerada a partir de trechos dos artigos mencionados, podemos expor que a disciplina Teorias da Educação, ministrada pela Dra. Adriana Regina de Jesus foi esplendorosa, no sentido de abarcar autores renomados na área da educação que são fontes de pesquisas primárias desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, o que significa que a docente ao convidar para a escrita desse e-book não negou esforços para poder compor as pesquisas que darão frutos futuros, em especial, valorizando cada pesquisa e cada orientador com seus respectivos projetos de pesquisa.

Assim, considero-me privilegiada por poder ler de antemão uma obra resultado de todo o conhecimento desenvolvido em uma disciplina e a confiança a mim dada. Desejo, assim, uma boa leitura e que essa leitura seja um verdadeiro ato de ler!

LInk para a publicação

 


PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação Inicial na Universidade Estadual de Londrina

Este livro intitulado PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação Inicial na Universidade Estadual de Londrina é fruto de atividades desenvolvidas nos Programas Institucionais iniciados em outubro de 2020, momento de uma crise pandêmica que assolou o mundo inteiro, e tem como proposta a apresentação de textos acerca das práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Trata-se de atividades práticas que inserem o profissional no ambiente no qual irá atuar, dando a oportunidade de conhecer toda a dinâmica que envolve a construção do conhecimento, com a visualização dos métodos e recursos tecnológicos utilizados pelo professor e as respostas dos alunos aos processos de ensino e de aprendizagem. No cenário de mudanças de paradigmas que vem ocorrendo nas últimas décadas, as atividades desenvolvidas nos Programas – em especial acerca da Alfabetização - vem se ampliando à medida que se concretiza a importância da formação docente para a melhoria da educação. O presente livro pretende, portanto, focalizar as práticas pedagógicas de alfabetização, considerando que se deve investir de forma mais efetiva na formação do docente, dada à delimitação e caracterização das especificidades da docência. Os estudos e produções textuais foram originários de vivências formativas dos estudantes bolsistas do PIBID e Residência Pedagógica, assim como dos supervisores e preceptores de escolas municipais da cidade de Londrina, em que desenvolveram textos com alguns exemplos práticos dessa realidade vivenciada, possibilitando assim proporcionar reflexões aos leitores que se preocupam em como fazer e atuar de forma consciente na sala de aula. O livro visa apresentar e compartilhar textos de vivências formativas em diversos espaços para poder dialogar e trocar experiências de trabalhos educativos. Esperamos que este livro cumpra a sua função: compartilhar trabalhos e pesquisas desenvolvidos de estudantes bolsistas dos Programas PIBID e RP, expondo ao leitor a valorização para a formação do futuro professor.

Desejamos a todos uma boa leitura!

Organizadores

Adriana Regina de Jesus Santos
Dirce Aparecida Foletto de Moraes
Luiz Gustavo Tiroli
Marlizete Cristina Bonafini Steinle
Sandra Aparecida Pires Franco

Link para a publicação

 


Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade”

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), lançou no período de março a junho de 2021, o Edital PPEdu/UEL Nº 08/2021, aos discentes do mesmo programa convidando-os a organizar coletâneas e publicar textos de conteúdos científico-acadêmicos.

Nós, como discentes aceitamos a proposta de concorrer ao edital e propomos a obra: “Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade”, e estendemos o convite a comunidade acadêmica e docentes da Universidade Estadual de Londrina e de outras instituições públicas e privadas de ensino.

Ao longo de todo o processo de elaboração da coletânea, recebemos muitas contribuições de docentes, pesquisadores, discentes e egressos do PPEdu preocupados e desejosos de registrar também suas reflexões acerca do tema.

É uma honra apresentar o livro: “Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade”, constituindo-se de cinquenta capítulos, com cinco seções.

Neste sentido, o livro “Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade” foi composto por várias mãos, mãos estas que deixam seus registros acerca dos desafios educacionais e curriculares num período de pandemia e instabilidade econômica e política, revelando o quanto o currículo é um campo de disputas e de perspectivas filosóficas, históricas, políticas e culturais de educação, no processo de formação docente.

E no meio desse processo de lutas, resistências e ressignificações encontra-se as práticas pedagógicas e os relatos de experiência como respostas às questões da atualidade dos saberes/ fazeres docentes.

Ao trazer importantes contribuições de todos os pesquisadores/professores e estudantes com seus estudos, suas pesquisas e os seus relatos, almeja-se instigar e refletir sobre nós mesmos enquanto docentes e o quanto podemos ser resilientes em nossas práticas, mantendo a esperança de dias melhores e como dizia Paulo Freire (1992):

[...] é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo [...] (1992, s/p).

Com essa esperança de uma construção coletiva de uma educação pública e de qualidade, agradecemos a todos/as que partilharam suas escritas e, sobretudo, ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que possibilitou a feitura desta obra ímpar e singular.

Desejamos uma boa leitura!!!

Angélica Lyra de Araujo
Luiz Gustavo Tiroli
Adriana Regina de Jesus dos Santos

Link para a publicação

 


Publicação: Currículo, formação e trabalho docente

A presente coletanea intitulada Currículo, formação e trabalho docente: relatos de experiência, tem como proposta a apresentação de textos que compartilham resultados das pesquisas acerca da temática e suas implicações no contexto formativo da Educação Básica e Educação Superior. Trata do objeto de estudos do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Trabalho Docente, cadastrado na Plataforma do CNPq.

O Grupo de pesquisa é constituído por uma rede envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade de Evora, Pontifici Universidade Catolica do Parana e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e tem como objetivo compreender o contexto do Currículo, da Formação e Trabalho Docente, categorias que pressupõem permanente exercício de problematização no que se refere a práxis pedagógica. Para tanto, a partir da contribuição de pesquisas e elaborações sobre a temática em nosso país e que enriquecem a literatura da área, lançamos novo olhar, atento para o interior dos espaços formativos e que permitem reconhecer práticas que se revelem promissoras e estimuladoras de políticas curriculares.

Desejamos que a leitura da obra seja um fio condutor que revele promissoras e estimuladoras discussões das políticas curriculares.

Adriana Regina de Jesus
Claudia Chueire de Olivera
Luiz Gustavo Tiroli
Nathalia Martins Beleza
Rafael Bianchi Silva

 Lin para a publicação


Publicação: As Teorias da Educação: autores e contribuições para a Educação Básica

Este livro intitulado As Teorias da Educação: autores e contribuições para a Educação Básica tem como proposta a apresentação de textos elaborados pelos pós-graduandos em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina em decorrência da disciplina Teorias da Educação, ministrada pelas docentes do Programa professoras doutoras Adriana Regina de Jesus e Sandra Aparecida Pires Franco.

A disciplina abordou estudos acerca das teorias e práticas pedagógicas em diferentes momentos de nossa história brasileira.

O contexto das matizes pedagógicas coloca-nos em contato direto não apenas com as fontes e escritos daqueles que nos antecedem, mas sobretudo, com o conhecimento construído historicamente, apontando dessa maneira que a educação sempre ocupou um lugar de suma importância na formação de um povo. Em todas as épocas a educação foi objeto de imensas preocupações, isto porque, educar, ensinar ou instruir, se configura num dos exercícios humanos que mais promove a sociabilidade e igualdade.

O livro foi organizado em 7 capítulos, mantendo um percurso cronológico sobre as teorias apresentadas, as quais estão estreitamente interligadas por seus estudos, mas principalmente por sua contribuição científica e temporal à educação, considerando suas peculiaridades locais, políticas, econômicas e sociais.

Sumário

Apresentação

  • Sandra Aparecida Pires Franco
  • Adriana Regina de Jesus Santos
  • Luiz Gustavo Tiroli

Prefácio

  • Wendell Fiori de Faria

Capítulo I

A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E SEUS PROCESSOS SEGUNDO JOHANN FRIEDRICH HERBART

  • Natasha Yukari Schiavinato Nakata
  • Flávia Regina Schimanski dos Santos
  • Marta Regina Furlan de Oliveira

Capítulo II

AS TEORIAS DE JOHN DEWEY E AS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO

  • Bruna Ester Gomes Yamashita
  • Erica da Silva Xavier

Capítulo III

O DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS PERSPECTIVAS DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E TEORIA SOCIAL COGNITIVA: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

  • Débora Menegazzo de Sousa Almeida
  • Sidney Lopes Sanchez Júnior

Capítulo IV

PIERRE FÉLIX BOURDIEU E JEAN-CLAUDE PASSERON

  • Aline Oliveira Gomes da Silva
  • Gabriela da Silva Sacchelli

Capítulo V

REPRODUÇÃO E EDUCAÇÃO (ALTHUSSER, BAUDELOT E ESTABLET): UMA LEITURA ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • Katia Silva Bufalo
  • Camila Aparecida Pio

Capítulo VI

LEV SEMENOVICH VYGOTSKY: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira
  • Dayanne Vicentini
  • Sandra Cristina Malzinoti Vedoato

Capítulo VII

LEONTIEV E DAVIDOV

  • Adrielly Rocateli
  • Sandra Aparecida Pires Franco

Link para a publicação

×

(43) 3371-4665

ppedu@uel.br

Campus Universitário Cx. Postal 10011 Londrina PR 86.057-970 Brasil