Sou professora da rede municipal de ensino, onde trabalhei com educação infantil e ensino fundamental I e atualmente desenvolvo minhas atividades na Secretaria de Educação, na área de planejamento educacional. Fiz Mestrado em Educação, na Universidade Estadual de Londrina, concluído em 2018. Considerando meu grande interesse nas políticas públicas, optei pelo Núcleo de Políticas Educacionais e desenvolvi minha pesquisa sob o título “Políticas Públicas de Educação Infantil: uma análise da democratização no Município de Londrina”.

Ao longo da minha trajetória como professora, observei as tranformações na sociedade e alterações nas leis educacionais, além do surgimento da demanda para atendimento das crianças de 0 a 5 anos, provocando grande desafio aos municípios, o que me despertou o desejo de estudar tal tema, impulsionado por um cenário de contradições. O Mestrado em Educação enriqueceu minha experiência profissional, aliando à vivência prática o conhecimento teórico. As disciplinas cursadas proporcionaram estudos de conceitos e ótimos debates, fundamentais para subsidiar minha investigação.

Sob impecável orientação da Profa. Dra. Maria José Ferreira Ruiz, tracei as diretrizes do meu trabalho, definindo o materialismo histórico como método de pesquisa, o que me aproximou da realidade histórica e permitiu a análise dos fenômenos sociais e educacionais. Identifiquei, dentre outros aprendizados, as concepções das políticas públicas e o histórico da política educacional no Brasil e suas reformas, sob influências nem tão positivas de contextos mundiais. Com levantamento e análise de dados identifiquei o contexto onde se construiu a educação infantil pública municipal. Vale ressaltar que os debates nas aulas me libertaram das minhas certezas e me permitiram novas possibilidades.

Posso destacar que o Mestrado me proporcionou uma conquista que foi além das minhas expectativas pessoais. Proporcionou ter sobre o mesmo objeto, um outro olhar, onde saí do meu lugar de técnica e assumi o lugar de pesquisadora da educação, numa ação de completude entre prática empírica e embasamento teórico. De modo frutífero, vejo no âmbito profissional, minha pesquisa ser utilizada pelos meus pares, como referência na busca sobre o histórico da educação infantil no município, dados comparativos e informação sobre políticas adotadas nessa implementação.

Percebo que minha pesquisa colabora no conhecimento do passado para traçar estratégias de desenvolvimento para o futuro. Especialmente num momento de extrema fragilidade para a educação superior pública, tenho a grata satisfação da conquista pessoal e acima de tudo profissional de ser mestra em educação pela renomada Universidade Estadual de Londrina e seu reconhecido Programa de Pós-graduação em Educação, referência de curso em nível nacional.

Daniela Zanoni Lima