A Semana de Estudos Pedagógicos deste ano, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, focou no desenvolvimento de competências para identificar e abordar comportamentos nocivos, como bullying, cyberbullying, incivilidades e outras formas de violência nas escolas.

O evento contou com a participação do egresso do mestrado em Educação (PPEDU-2023), Sérgio Luís Evangelista de Almeida, que foi orientado pela professora Francismara Neves de Oliveira. O convite da SME foi motivado pela temática da dissertação de Sérgio, que explorou as questões do bullying, cyberbullying, corporeidade e o desenvolvimento sociomoral de crianças e adolescentes.

Durante a semana, foram discutidas estratégias pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de valores sociomorais e práticas educacionais que capacitem professores, equipe pedagógica, inspetores e diretores a mediar conflitos de maneira eficaz.

A proposta incluiu a troca de experiências entre os educadores, reflexões por meio da resolução de dilemas hipotéticos comuns no ambiente escolar e assembleias deliberativas, com o objetivo de promover um ambiente escolar mais reflexivo, seguro, inclusivo e respeitoso.

A formação teve como principal objetivo fortalecer intervenções que não apenas mitiguem comportamentos prejudiciais, mas que também incentivem a cultura de paz e empatia dentro da comunidade escolar.

A SME de Curitiba reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente educacional mais saudável e acolhedor para todos os alunos.