Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linha de Pesquisa
Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares
Núcleo
Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização
-
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1991), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005).
-
-
Processos de escolarização no cotidiano escolar: contribuições da Epistemologia Genética
-
- Conhecimento social e suas relações com a construção de possíveis e abstração reflexionante: possibilidades para a promoção da resiliência no espaço escolar - 2018 - Coordenadora
- O preconceito de classes sociais na visão de estudantes de ensino técnico: um Estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética - 2020 - Participante/ orientadora
-
As pesquisas e orientações tem centralidade na perspectiva da Epistemologia Genética ou teoria piagetiana e a Psicologia Moral e desdobra-se especialmente nas seguintes temáticas:
- Aspectos cognitivos, sociais e afetivos relativos ao desenvolvimento humano e suas interrelações com os processos de aprendizagem escolar.
- As relações interpessoais e as vivências no cotidiano escolar.
- O desenvolvimento moral na perspectiva da Epistemologia Genética e a construção da autonomia.
- Mecanismos do Desenvolvimento cognitivo e as implicações da teoria piagetiana para o contexto educacional.