O meu nome é CLAUDIA FERRARETO LOPES, fui orientanda da professora Dra. Francismara Neves de Oliveira. Atualmente atuo como professora e coordenadora da escola de inglês que fundei com um modelo de ensino desenvolvido à partir da pesquisa de Mestrado em educação, realizada entre 2011-2012.
Os princípios do modelo de ensino são pautados na ação do aluno, na identificação e modificação de estratégias mentais buscando atingir a fluência, ou seja, que o aluno seja capaz de ler, compreender, ouvir, falar e pensar em inglês sem recorrer à língua materna para se comunicar. O público atendido é infanto-juvenil, portando a proposta conta com o uso de jogos comerciais, pedagógicos e principalmente os desenvolvidos pela equipe pedagógica
O material é utilizado com o objetivo de propiciar situações em que o aluno necessite utilizar seu repertório linguístico para resolver problemas, comunicar ideias, argumentar, elaborar narrativas bem como entrar em contato com novas estruturas gramaticais de modo a compreender o uso das mesmas. O idioma é apresentado não como um conteúdo escolar, mas como uma ferramenta para comunicação.
Os alunos são atendidos individualmente, o que possibilita ao professor analisar e investigar as estratégias que este utiliza para atingir os resultados apresentados. Por meio de perguntas específicas os professores conseguem acessar e intervir nas estratégias dos alunos à fim de otimizar alguns processos, alcançando resultados mais eficientes.
Por exemplo, alguns alunos tem a tendência de ler e traduzir mentalmente para afirmar que compreenderam um texto. No momento da leitura o professor pode observar o ritmo e pronúncia, e ao lançar perguntas pode identificar se o aluno está aplicando a estratégia menos eficiente de traduzir mentalmente para compreender o que leu. O professor então pode lançar mão de atividades para que o aluno possa modificar sua estratégia e passar a compreender o texto sem a necessidade de recorrer à tradução.