No dia 20 de dezembro de 2022 foi realizada a primeira reunião para a construção da Associação de Pós-Graduandos da Universidade Estadual de Londrina, até então inexistente na Universidade Estadual de Londrina.

O encontro se deu de forma remota por meio do Google Meet e contou com a participação do Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG, Vinícius Soares; do Representante da ANPG na Região Sul, Pedro Henrique; e dos representantes discentes da UEL, Flávia R. Schimanski dos Santos (PPEdu – Educação - CECA); Luan V. Alves de Lima (PPG-GBM – Genética e Biologia Molecular - CCB); Luca K. Suzuki Trancolin (PPGPE – Patologia Experimental – CCB); Mileny C. Menezes de Freitas (PEF-UEM/UEL- Educação Física – CEFE); Camila Dutra (PPGFIL – Filosofia – CLCH); Jennifer G. Cardozo (PPM – Microbiologia – CCB) e Ana H. Ayala (PMDQ – Química – CCE).

Contexto:

Dado a atual conjuntura social, permeada por desafios políticos e sociais enfrentados pelos pós-graduandos, bem como com os recorrentes ataques à educação de modo geral pelo atual governo brasileiro, de modo específico  a tentativa de Bolsonaro e Paulo Guedes de tentar confiscar recursos da educação e dar um calote em milhares de estudantes, não pagando bolsas de estudos, gerou um cenário de luta em atos de resistência pelos os estudantes com Bolsas CAPES, para garantir que suas bolsas fossem devidamente pagas.

Prontamente, a Associação Nacional de Pós-Graduandos lançou a Paralisação Nacional da Pós-Graduação em defesa do pagamento imediato das bolsas com manifestações em diversas cidades do Brasil e de modo virtual #PagueMinhaBolsa, que, além de engajar os pesquisadores, agregou artistas, influenciadores digitais, políticos e vários setores da sociedade.

Durante esse movimento, emergiu uma manifestação por parte de representantes estudantis da pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina por reconhecer a necessidade de uma mobilização para a criação da então inexistente, Associação de Pós-graduandos da UEL.

Assim, houve o contato com o presidente da ANPG Vinícius Soares, o qual imediatamente se colocou à disposição para contribuir para o processo de construção da APG-UEL.

A criação da Associação de Pós-Graduandos da UEL foi a principal pauta da reunião. As discussões se iniciaram no sentido de entender como se dá o processo, especialmente, nas questões mais burocráticas, como documentação; quórum em assembleia estudantil para aprovação da APG; como se organizam as comissões e quais são as primeiras etapas. O presidente da ANPG, considerou que o grupo já deu os primeiros passos, apontando a importância dessa iniciativa de almejar a criação da uma APG na universidade por meio dessa mobilização.

Flávia R. Schimanski dos Santos, representante estudantil do Programa de Pós-Graduação em Educação, comentou sobre a cultura da pós-graduação na UEL, a qual considera necessitar de uma transformação para uma maior participação discente, visto que até o momento não havia uma mobilização estudantil na pós-graduação dentro da universidade. As discussões caminharam com o compromisso em estabelecer uma cultura estudantil ativa, iniciando com a participação na criação e na efetivação da APG-UEL.

É de extrema importância uma APG na universidade, por ser um instrumento para materializar a Política do Movimento Nacional de Pós-Graduandos e organizar a luta em defesa dos direitos e aspirações dos estudantes. A proposta será colocada em Assembleia Discente no início de 2023 para a formalização da apresentação, bem como sua aprovação.