A Fundação Carlos Chagas lançou em 2018 edital para financiar projetos de pesquisa educacional aplicada. Recebeu 492 propostas de todo o Brasil. Desses, 14 foram classificados para receberem financiamento pelo Itaú Cultural.

Entre esses quatorze está o projeto com o tema: SUCESSO ESCOLAR: EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DE CRENÇAS DE EFICÁCIA, sendo coordenadora a Prof.ª Dr.ª Roberta Gurgel Azzi, da UNICAMP. O projeto tem como objetivos: (1) fazer um amplo diagnóstico dos níveis de eficácia percebida por estudantes das séries finais do ensino fundamental público, (2) demonstrar as fontes da variação de autoeficácia entre alunos e escolas, e por fim, (3) apontar recomendações que propiciem o fortalecimento das crenças de autoeficácia acadêmica para que sejam testadas de forma causal.

Os participantes serão de 500 a 1000 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II, oriundos de escolas públicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. Como Supervisor da execução do projeto a Fundação Carlos Chagas nomeou o prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL.

 

×

(43) 3371-4665

ppedu@uel.br

Campus Universitário Cx. Postal 10011 Londrina PR 86.057-970 Brasil