O PPEdu organiza-se em três Linhas de Pesquisa, subdivididas em sete Núcleos:
Linha 1 - Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação
Reflexão sistemática sobre educação a partir da Filosofia e Educação, da História da Educação, das Políticas Educacionais e das Práticas Culturais, focalizando os processos pedagógicos, a dinâmica escolar e a construção de saberes. A linha está organizada em três núcleos:
Núcleo 1: Filosofia e Educação
Objetivo: Desenvolver pesquisas que tratam das possíveis relações entre Filosofia e Educação e que ofereçam contribuições ao entendimento das problemáticas educacionais.
Núcleo 2: História, Cultura, Escola e Ensino
Objetivo: desenvolver pesquisas nos seguintes campos: história da educação; ensino de história; educação histórica; memória; patrimônio; cultura e cultura escolar; saberes e práticas em diferentes espaços educativos.
Núcleo 3: Políticas Educacionais
Objetivo: Estudar as políticas públicas no contexto internacional e nacional, os efeitos destas sobre o desenvolvimento do sistema educacional e o contexto escolar nos diferentes níveis.
Linha 2 - Docência: Saberes e Práticas
As ações de seus participantes convergem para a produção de conhecimentos sobre a docência, considerando saberes e práticas nos aspectos pedagógicos, psicológicos e epistemológicos, tendo em vista uma educação comprometida com as necessidades do contexto escolar, nos diversos níveis e modalidades de ensino. A Linha está organizada em dois Núcleos:
Núcleo 1: Formação de Professores
Objetivo: Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, focalizando aspectos relacionados à formação inicial e continuada de professores.
Núcleo 2: Ação Docente
Objetivo: Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, focalizando aspectos didático-pedagógicos e motivacionais da docência.
Linha 3 - Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares
As ações de seus docentes convergem para investigações acerca do cotidiano escolar, dos processos de ensino aprendizagem e desenvolvimento humano. Esta linha está organizada em dois núcleos:
Núcleo 1: Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização
Objetivo: Realizar pesquisas em instituições escolares focalizando: a interação entre seus sujeitos; as práticas pedagógicas; a organização da escola e seus aspectos institucionais.
Temáticas de Pesquisa: Cotidiano escolar; aprendizagem da docência; representações sociais e educação; leitura - práticas e estratégias; jogos e processos de construção cognitiva e sócio-afetiva; resiliência; escolarização e aspectos institucionais.
Núcleo 2: Educação Especial
Objetivo: Realizar pesquisas focalizando a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE), no referente às políticas educacionais; às interações no cotidiano escolar; ao processo de ensino aprendizagem; às práticas pedagógicas; e, à formação de seus profissionais.
Temáticas de Pesquisa: Educação inclusiva: aspectos teóricos e práticos; formação de professores/recursos humanos para o trabalho com alunos com NEE; escolarização de pessoas com NEE nos diferentes níveis de ensino; processos de estigmatização no cotidiano escolar; políticas educacionais para escolarização de alunos com NEE.
O PPEdu tem inserção social na educação escolar e realiza atividades comunitárias e acadêmicas alcançando vários segmentos sociais e culturais. Essa inserção tem sido ampliada por meio da transferência de conhecimento e da integração de diferentes enfoques. Destacam-se ações do PPEdu no âmbito de movimentos sociais/artísticos e instituições educativas não-escolares.
Destaca-se o “Projeto Lugar de vivências: preservação das memórias e histórias de um prédio habitado pela esperança estudantil e artística”.
Entre os resultados do projeto tem-se o livro “Canto do MARL: narrativas de um lugar ocupado pela esperança estudantil e artística”, publicado em 2019, que contou com o financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e relaciona memórias do Movimento Estudantil e do Movimento de Artistas de Rua de Londrina (MARL) sobre um patrimônio histórico, educativo e cultural da cidade. Esse livro é referência básica para as oficinas educativas e culturais ministradas pelos artistas de rua para os estudantes das escolas de Londrina.
Para baixar o livro, acesse:
Livro Canto do MARL
Plano Estratégico de Internacionalização do PPEdu (PEI-PPEdu)
O Plano Estratégico de Internacionalização do PPEdu (PEI-PPEdu) compreende a internacionalização não como ações isoladas, episódicas e focadas em si mesmas, mas como um processo de integração e de cooperação de esferas internacional, intercultural e global para o avanço científico, educacional, tecnológico e cultural para produzir conhecimento, bem como para gerar oportunidade de formação acadêmica profissional e de mudança social.
Para a elaboração do PEI-PPEdu considerou a realidade situacional do Programa, o Plano Estratégico de Internacionalização da Pesquisa e da Pós-graduação (PEI-PPG da UEL 2018-2022) e as orientações estratégicas e debates sobre internacionalização da pesquisa e da pós-graduação brasileira empreendidos pela CAPES, CNPq, Área 38-CAPES, FORPRED, ANPED. Considerou-se também os resultados apontados no processo de autoavaliação do PPEdu.
Sumariamente, o PEI é composto por 04 eixos integradores que desencadeiam suas respectivas metas, ações e indicadores de verificação:
Eixo 1
Cooperação e Pesquisa – tem como objetivo aumentar a cooperação internacional por meio de desenvolvimento de projeto de pesquisa em colaboração internacional.
Eixo 2
Produção Intelectual – tem como objetivo aumentar a publicação científica (textos em periódicos indexados, livros/coletâneas, anais de eventos) de padrão internacional, preferencialmente em periódicos de alto fator de impacto, livre acesso e estratificado como “A1 ou A2” no Qualis CAPES.
Eixo 3
Mobilidade e Atuação Acadêmica – tem como objetivo aumentar a cooperação internacional por meio de envio de discentes e docentes ao exterior, bem como atrair docentes e discentes estrangeiros para o PPEdu.
Eixo 4
Ambiente bilíngue e visibilidade – tem como objetivo desenvolver a capacitação da comunidade acadêmica; Aumentar a visibilidade das atividades acadêmicas científicas desenvolvidas no PPEdu.
O Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) consiste no principal documento da gestão do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, segue uma síntese das metas do Programa no atendimento de sua missão.
Plano de Desenvolvimento Estratégico 2019/2024 (PDE-PPEdu)
A política do PDE-PPEdu (2019/2024) está em concordância com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2016/2021 da Universidade Estadual de Londrina (PDI-UEL), com o Caderno de Metas e Ações 2016/2021 do PDI-UEL orientado pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), com o Plano de Internacionalização da Pesquisa e da Pós-Graduação 2018/2022 orientado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), com os documentos da Área 38 CAPES e com as demandas da sociedade no que diz respeito ao enfrentamento das questões educacionais a partir da produção, da transferência e da disseminação de conhecimento científico, artístico e tecnológico.
A elaboração do PDE-PPEdu seguiu valores coletivos, democráticos e éticos.
PDE-PPEdu 2019/2024: o Plano de Desenvolvimento Estratégico consiste no principal documento da gestão do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, porque orienta as metas e as ações do Programa no atendimento de sua missão. A missão consiste em formar, em nível de mestrado, doutorado e estágio de pós-doutorado, profissionais qualificados para o exercício da pesquisa, da docência e demais atividades relativas à educação em situação escolar e em diferentes níveis e modalidades.
A matriz do PDE-PPEdu está estruturada em 04 eixos que são desmembrados em metas e ações, como dispostos abaixo:
Eixo 1 - Planejamento e Avaliação do PPEdu
Contempla os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo), em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2016/2021 (PDI-UEL) e emanados, aos critérios de avaliação da Área 38 CAPES e à autoavaliação.
Meta 1: Implementar o PDE 2019/2024 no PPEdu
Eixo 2 - Desenvolvimento do PPEdu
Contempla ações do Programa nas vertentes de políticas institucionais e de visibilidade.
Meta 2: Aumentar o desenvolvimento e a visibilidade do PPEdu
Eixo 3 - Política Acadêmica do PPEdu
Abrange dimensões do Ensino, da Pesquisa, das Linhas de Pesquisa e do Acompanhamento dos Discentes/Egressos.
Meta 3: Fortalecer o Ensino e a Pesquisa na Pós-graduação
Meta 4: Incentivar a produção intelectual dos docentes, discentes e egressos
Meta 5: Consolidar o curso de Doutorado
Meta 6: Elaborar e implantar uma política de internacionalização do PPEdu
Eixo 4 - Política de Gestão
Compreende a gestão de pessoal, de sustentabilidade financeira e de infraestrutura física.
Meta 7: Aprimorar a política de recursos humanos e físicos.